top of page

RELAÇÃO vs RELACIONAMENTO

  • Foto do escritor: Fernando Neres
    Fernando Neres
  • 15 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Foto de Imam Fadly na Unsplash

Imagine um marido deitado no sofá da sala, de repente ele grita pela esposa pedindo pelo controle remoto para trocar o canal na TV, ela atende seu pedido e retorna à cozinha para terminar seus afazeres. Em seguida ele grita novamente pedindo que ela lhe traga um café, ela o faz. Não demora muito, ele pergunta pelo almoço, enfim, o dia inteiro ele fica pedindo, pedindo e pedindo. Quando finalmente sua esposa lhe pede um favor, ele protesta e não faz. Não precisa ser muito inteligente para saber que certamente esta relação não vai sobreviver por muito tempo.


Ora, este é o retrato da relação que muitas pessoas têm com Deus. Vivem a pedir que Ele atenda suas necessidades e caprichos, quando se aproximam dEle é apenas para pedir, porém, não se importam em saber o que Deus pede delas, ao contrário, quando Deus pede, chegam ao ponto de se chatearem e negarem o Seu pedido. São pessoas como aquele homem que busca uma mulher tão somente para ter relação, porém, não quer investir num relacionamento de casamento com a mesma. Relacionamento exige entrega, sacrifício de ambas as partes, e nem todos estão dispostos a isso, querem apenas receber.


Deus institui com o homem um modelo de relacionamento que consiste em dar e receber, e, o primeiro que se dispôs a dar foi Ele mesmo: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que DEU O SEU FILHO unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)


E a pergunta é: Se o relacionamento com Deus consiste em dar e receber, sendo que Ele deu tão Excelente Oferta (Seu Filho Unigênito por uma humanidade perdida), o que é que Ele pede em troca?


A resposta é: "Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu DEUS PEDE DE TI, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem? (Deuteronomio 10:12,13)


Seria injusto da parte de Deus pedir que O temamos e andemos em Seus conselhos, uma vez que Ele é o Todo Poderoso e também Onisciente? Pedir que O amemos e O sirvamos se Ele nos amou primeiro a ponto de nos servir com Seu Filho para que pagasse por nossos pecados?

Deus não busca pessoas para ter uma relação superficial uma vez por semana quando vão à igreja aos domingos - e tão somente para pedir bençãos - Ele busca pessoas que estejam dispostas a investirem num relacionamento de casamento com Ele, que não estejam interessadas apenas em pedir, mas, também dar aquilo que Ele lhes pede. Este tipo de relacionamento é não somente verdadeiro, como prazeroso, e sobretudo eterno.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2016 por Fernando Neres

bottom of page